Livros

Dicas de livros para estimular e desenvolver o gosto pela leitura

Durante a infância e adolescência, somos introduzidos ao universo literário e lemos os primeiros livros. É nessa fase da vida que nos inspiramos e nos encantamos com narrativas e livros que ficam registrados em nossa memória afetiva e são lembrados com grande nostalgia, felicidade e alegria por compartilharmos com aqueles que estão ao nosso redor. Os livros são amigos que apresentamos uns aos outros, fazemos isso de geração em geração.

Sendo assim, tenho o imenso prazer de apresentar e compartilhar com todos vocês uma lista daqueles que fizeram parte da minha infância, adolescência e que tiveram uma grande influência na minha vida. Aprendizado de valores, a liberdade de criar, a liberdade de expressar emoções e pensamentos.

A Ilha Perdida, de Maria José Dupré
Livro

A Ilha Perdida

Autora: Maria José Dupré

Um clássico da literatura infantil que foi lançado há mais de 70 anos. Após ouvirem falar sobre a existência de uma ilha misteriosa, dois amigos adolescentes que estão de férias na fazenda dos seus padrinhos, localizada próximo ao rio Paraíba, decidem se aventurar numa canoa, a fim de chegar até ela. Sem alimentos, eles buscam uma maneira de retornar à fazenda e escapar de um homem misterioso que vive no local. Nesta Ilha, eles aprendem a respeitar e amar a Natureza. Exemplo importante e indispensável para hoje.

O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos
Livro

O Meu Pé de Laranja Lima

Autor: José Mauro de Vasconcelos

O livro apresenta uma emocionante história de Zezé, um menino pobre que mora com seus pais e muitos irmãos. Com o pai desempregado, a família enfrenta grandes dificuldades financeiras. Zezé é bastante peralta, apanha dos pais com frequência, é carente de afeto, mas é extremamente inteligente. Aprendeu desde cedo a lidar e ludibriar a triste realidade em que vive, escolhendo um pé de laranja-lima como seu confidente. Isso nos mostra que, em outros lugares, há crianças que são tristes e sofrem desde cedo.

Cazuza, de Viriato Corrêa
Livro

Cazuza

Autor: Viriato Corrêa

O livro é atemporal e narra a história de um menino, cujo nome dá o título, que, após se tornar adulto, relata suas experiências no interior do Maranhão até se mudar para a capital maranhense, incluindo suas experiências escolares, seus desejos e frustrações durante a jornada escolar, quando confrontado com uma escola que usa métodos punitivos para disciplinar seus alunos. Uma obra que demonstra a relevância de diversos valores fundamentais para a formação do indivíduo, como o respeito à liberdade, a humildade, a amizade, a solidariedade e a empatia. A importância da família na vida da criança, o desenvolvimento de valores por meio de exemplos, e não do medo ou do castigo; as brincadeiras na infância como maneira de ensinar regras e limites práticos.

As Aventuras de Tibicuera, de Érico Veríssimo
Livro

As Aventuras de Tibicuera

Autor: Érico Veríssimo

Um romance infanto-juvenil, protagonizado por uma personagem indígena da Bahia, apresenta a história do Brasil antes e depois da chegada dos portugueses, incluindo a colonização, invasões, revoltas, independência e todas as fases relevantes até a década de 1940. Uma maneira bastante agradável de aprender a respeito da história do Brasil.

O escaravelho do diabo, de Lúcia Machado de Almeida
Livro

O escaravelho do diabo

Autora: Lúcia Machado de Almeida

Uma história que se passa numa cidade do interior de São Paulo, onde há muitos assassinatos. As vítimas dos crimes têm dois traços em comum: são ruivas e, antes de morrer, recebem um escaravelho. Hugo, conhecido como "Foguinho", foi a primeira vítima encontrada morta com uma espada enterrada no peito.

Reinações de Narizinho, Monteiro Lobato
Livro

Reinações de Narizinho

Autor: Monteiro Lobato

Apresentou, para todas as crianças de todas as idades do Brasil, os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Realmente, o Sítio do Pica-Pau Amarelo ficou gravado em nossas memórias afetivas. Quem não se lembra de Narizinho, Pedrinho, Emília, Dona Benta, Tia Nastácia, Visconde, Marques de Rabicó e a bruxa Cuca? Esses personagens despertaram nossa imaginação, curiosidade e desejo de ler suas aventuras.

O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry
Livro

O Pequeno Príncipe

Autor: Antoine de Saint-Exupéry

Por meio da narrativa de um aviador que, devido a um problema técnico no motor de seu avião, caiu no deserto do Saara. Ao acordar, ele se depara com um garoto que lhe conta histórias sobre as experiências que enfrentou durante suas viagens, como ter deixado seu planeta natal, o Asteroide B 612, em busca de conhecimento, e deixado para trás sua única rosa, três vulcões e alguns pés de Baobás, tudo o que havia conquistado em sua existência. Sob uma perspectiva psicológica, é possível perceber que o diálogo entre os dois personagens se transforma em um monólogo do próprio autor, o adulto e a criança interior ferida, que permaneceu presa a uma experiência negativa do passado, no caso, uma experiência repressora dos adultos, que não foi superada em relação ao seu desenho, o que teve consequências para a vida adulta. O deserto do Saara, simbolicamente, representa o encontro do aviador com ele mesmo, o momento de reflexão profunda, o desprendimento das máscaras, o confronto com suas fragilidades, virtudes e com o que verdadeiramente é. É o autoconhecimento que nos impulsiona a realizar nossas mudanças internas. Um filme de grande sensibilidade que nos leva a encontrar a nós mesmos, ao resgatar a nossa criança interna ferida que ficou presa em alguma situação do passado.

O menino do dedo verde, de Maurice Druon
Livro

O menino do dedo verde

Autor: Maurice Druon

O menino Tistu, de olhos azuis e cabelos loiros, deixava marcas digitais que despertavam o reverdecimento e a alegria. Os feitos de seu dedo verde eram inéditos e um segredo era mantido entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom divino. “O menino do dedo verde se tornou um clássico da literatura para crianças e jovens em todo o mundo e continua atual há três décadas”.

O mágico de Oz, de L. Frank Baum
Livro

O mágico de Oz

Autor: L. Frank Baum

O mágico de Oz é um clássico da literatura infantil mundial, narrando o dia a dia de Dorothy, uma órfã que mora com os tios em uma casa modesta na zona rural dos Estados Unidos. Até que um dia é levada por um ciclone para um reino encantado, chamado de Terra de Oz. Durante a aventura, ela faz grandes descobertas ao lado de três amigos: Espantalho, Lenhador de Lata e Leão Covarde

Livros

Dicas de Livros que todos nós adultos devemos ler, principalmente mães, pais e profissionais da educação:

Janusz Korczak Mestre e Mártir, de Zalman Wassertzug
Livro

Janusz Korczak Mestre e Mártir

Autor: Zalman Wassertzug

“...Este magnífico livro narra a vida de Janusz Korczak e, sobretudo, seu método e seu sistema, no célebre orfanato que manteve até o final de sua vida. Com rigor e clareza didática, o autor – que conviveu com Korczak – traça as linhas gerais da prática educacional de Korczak, citando casos concretos sempre que possível . E, acima de tudo, mostra o grande humanista que ele foi, o homem de generosidade sem limites, mas, também, realista e ponderado”.

Quando Eu Voltar a Ser Criança, de Janusz Korczak
Livro

Quando Eu Voltar a Ser Criança

Autor: Janusz Korczak

“Em nosso século, poucos educadores conheceram tão a fundo a alma da criança e do adolescente como Janusz Korczak, o mestre polonês que levou sua dedicação aos pequenos a ponto de – com um grupo deles – fazer a viagem final, em meio ao extermínio da 2ª. Guerra Mundial. Eis um livro raro, tocante, sensível, comovente. Belo e terno, ele não discursa sobre a criança, mas se faz porta-voz dela, voltando a ser criança e revivendo um mundo através dos olhos, sensações, tristezas e desencantos que toda criança vive. Um livro envolvente e sábio, mostrando as dificuldades de ser criança neste mundo feito, pensado e mandado pelos adultos” (Nota do Autor).

O que traz quem levamos para a Escola? (Pedagogia Sistêmica), de Olinda Guedes
Livro

O que traz quem levamos para a Escola? (Pedagogia Sistêmica)

Autora: Olinda Guedes

“... Através de uma prosa saborosa e inspiradora, Olinda Guedes nos faz pensar o quão fundamentais são os professor, a escola e o processo educacional em nossa vida. ... Se quiser organizar o que seu filho deve levar para a escola, apanhe a lista de materiais. Mas, se quiser entender realmente o que cada um leva para a escola, esta é a obra certa!” (Nota da Autora).

Palavras Rimadas
Palavras Rimadas