O Projeto Reler – A Rima como estimuladora da Leitura e Escrita teve início em 2014, fruto de uma experiência profissional e prática no processo de educação/alfabetização, com o objetivo de despertar e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita em educandos do Ensino Fundamental I da Rede Pública Estadual de São Paulo. Visando proporcionar às crianças e adolescentes práticas de leitura e escrita de textos, tanto oral quanto escrito, de maneira prazerosa, poética e lúdica, adequando a fala à escrita, bem como a valorização e expressão de ideias e emoções. A rima foi usada como uma ferramenta estimuladora, cativante e prática, que traz na sua essência a oralidade e o ritmo.
Entre risos e brincadeiras, com vistas à formação de jovens escritores de 7-14 anos, nasceu O Projeto Reler. Utilizando uma metodologia de ensino fundamentada na filosofia e na PNL - Programação Neurolinguística, busca proporcionar uma educação integral, na qual o indivíduo expande consciência de si, do outro e do meio em que está inserido, bem como de como afeta e é afetado na interação. Busca pelo aperfeiçoamento e crescimento ao longo da existência, valorizando e preservando a vida e o meio ambiente. Além disso, é possível compreender melhor o funcionamento cerebral, o que aumenta a capacidade e o prazer de se ler e escrever, durante e depois do processo. Isso resulta em uma diminuição das dificuldades de interpretação e redação de textos, bem como em um aumento da motivação interna para a produção e edição de livros.
A edição de livros é compreendida não como um produto final, mas sim como um suporte, um meio socializador do conhecimento, buscando uma aproximação entre o mundo da literatura e o sujeito, a partir da leitura que ele faz de si, do outro e do ambiente em que está inserido. Com base em princípios que os tornem protagonistas da sua história. Adultos mais autônomos, responsáveis, empáticos, éticos, harmoniosos e mais felizes.
Palavras Rimadas © 2025 | Todos os direitos reservados | Criação de sites Resolvedor