Apresentação Palavras Rimadas
Palavras Rimadas Apresentação
Livro
Palavras Rimadas
Lápis
Palavras Rimadas
Palavras Rimadas
Quem Somos

Fundamentação

A experiência profissional e educativa permitiu identificar duas necessidades relevantes para o ser humano, as quais justificam este Projeto: a dificuldade de aprender e a falta de hábito de leitura, o que proporciona ao indivíduo uma percepção mais ampla e positiva de si mesmo e do mundo. Sendo assim, a maioria dos educandos termina o ensino fundamental sem ter domínio dessas duas habilidades e competências.

Em geral, são crianças pertencentes às classes sociais menos favorecidas que frequentam a Rede Pública de Ensino. Elas provêm de famílias que priorizam a sobrevivência e, portanto, não possuem recursos financeiros suficientes para adquirir bens culturais, como cinemas, teatros, musicais, museus, revistas e livros, dentre outros. Sendo assim, é importante proporcionar a elas o acesso à linguagem e à norma culta, a ampliação do vocabulário e o conhecimento diversificado, respeitando suas origens sem descriminação.

A prática educativa me chamou à atenção de que todos nós temos um grande potencial criativo, em alguns casos, evidente, em outros, ainda reprimido, esperando para se manifestar. Isso é perceptível em muitas crianças que chegam à escola com padrões de comunicação e pensamentos negativos, a respeito de si mesmas, crenças limitantes de não serem boas o bastante para o que fazem. Dessa forma, prosseguem para a vida adulta com essas falsas crenças pessoais. Apesar de terem um emprego, constituir famílias e amigos, adquirir bens materiais, a maioria não reconhece o seu valor, não se considera boa o bastante e vive sem saber quem é, sem conhecer e explorar seus talentos, seu potencial criativo e transformador. Isso pode resultar em situações indesejadas e em diversas frustrações. Elas desejam realizar mudanças, mas não sabem por onde começar, uma vez que não acreditam na capacidade de fazer diferente e alcançar novos resultados. Para isso, é necessário utilizar seus recursos internos, expandir consciência e percepção de si mesmas, reconhecer sua história e valores, fortalecer sua autoestima, para aceitar a si mesmas como são e o que fazem.

As crenças falsas e limitantes são uma das principais causas que impedem que as pessoas alcancem seus objetivos, o que resulta em diversos problemas. Segundo a PNL, a nossa realidade interna é um reflexo da realidade externa, ou seja, criamos nossa realidade externa de acordo com nossas crenças, o que consideramos "verdade". Sendo assim, por que não uma educação fundamentada em valores, comprometida com a promoção do autoconhecimento, autonomia, responsabilidade e empatia?! As crianças e adolescentes de hoje serão os adultos de amanhã.

O Projeto Reler visa proporcionar a todas as crianças e adolescentes uma educação integral, embasada por valores que contribuam não apenas ao desenvolvimento cognitivo, mas, acima de tudo, no crescimento pessoal, apresentado as ferramentas necessárias para que possam desenvolver virtudes, valores e conhecimento. Autonomia com responsabilidade e empatia, promover a expansão da consciência de si, do outro e do meio em que estão inseridos. Proporcionando a todos a oportunidade de desenvolver e fortalecer sua autoconfiança, permitindo que sejam protagonistas de suas próprias histórias, desde cedo.

Apresentação Palavras Rimadas
Palavras Rimadas Apresentação
Livro
Palavras Rimadas
Lápis
Palavras Rimadas
Palavras Rimadas

Missão

O Projeto Reler busca desenvolver e incentivar o gosto pela leitura e escrita com vistas na formação de jovens escritores, utilizando uma metodologia de ensino alinhada à sustentabilidade, fundamentada nos princípios da filosofia e pressupostos da PNL, levando-os à expansão da consciência de si mesmos, do outro e do Planeta.

Visão

O Projeto Reler busca resgatar, desenvolver e fortalecer valores primordiais, como respeito, autonomia, responsabilidade e empatia, dentre outros. À valorização e à preservação da vida e do Planeta.

Valores fundamentais

A prática diária do respeito, autonomia, responsabilidade e empatia é indispensável para a promoção da educação e para o exercício profissional ético, inclusivo e empático. Isso favorece o estreitamento entre o pensamento, o sentimento e a ação. “A palavra mexe, mas o modelo arrasta”.

Casdastre-se e receba
as nossos novidades!

Palavras Rimadas